sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ITACARÉ DIANTE DE GRANDES DESAFIOS

ITACARÉ /BA



ALÉM DO TURISMO
A cada ano, Itacaré recebe novos investidores. A pequena vila de pescadores está pouco a pouco se tornando uma potência turística. A preocupação com o crescimento desordenado é constante, por isso algumas ações já estão em andamento para que, no futuro, o potencial turístico e as riquezas naturais não cheguem ao fim.




DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas (CMAD), Desenvolvimento Sustentável é aquele que "satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades". A proteção do meio ambiente é considerada cada vez mais como uma prioridade em todo o mundo. Já ficou claro que o crescimento turístico desordenado leva a problemas comuns em centros urbanos, algumas cidades turísticas do Brasil são exemplos disso.
Trabalhando para o desenvolvimento sustentável em Itacaré, algumas ONG's e institutos estão buscando e apresentando soluções práticas para problemas como: poluição, lixo e segurança, entre outros. Ações para gerar emprego, capacitar mão-de-obra, apoiar projetos sócio-culturais, aliadas à mensagens que abordam a proteção do meio ambiente, dos direitos humanos, da preservação das culturas locais e outros assuntos de interesse vem ganhando cada vez mais espaço.
A realização em junho de 2005 do Seminário Itacaré 2015, que lançou o
Plano Itacaré 2015 - Diretrizes para o Desenvolvimento Turístico Sustentável - foi um grande passo para discutir temas relacionados ao crescimento econômico e turístico e as estratégias necessárias para o desenvolvimento sustentável. O Plano propõe uma linha de orientação para o desenvolvimento do turismo na cidade e diretrizes para os empresários e as diversas entidades envolvidas.
O trabalho das ONG's (
Yonic), associações e institutos (Floresta Viva e Instituto de Turismo de Itacaré) também tem sido decisivo para isso. Reciclagem de lixo, projetos sociais, oficinas de artesanato, projetos de re-ordenamento territorial, incentivo à cultura local e preservação da natureza são ações reais em Itacaré.
Várias empresas de turismo de Itacaré estão participando do Programa de Certificação em Turismo Sustentável -
PCTS - uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade em parceria com o CBTS, que visa aprimorar a qualidade e a competitividade das micros e pequenas empresas de turismo.
Em 28 de novembro de 2005, a
TOI (Tour Operators' Initiative for Sustainable Tourism Development, organização internacional composta de grandes operadoras de turismo com apoio da UNEP, da UNESCO e da Organização Mundial do Turismo) iniciou em Itacaré um projeto piloto para apoiar as empresas e a comunidade local, nas áreas econômica, ambiental e socio-cultural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
FAÇA A SUA PARTE
Respeite a natureza e a população local. Prefira contratar os meios locais de hospedagem, transportes e serviços. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.
Orientações para passeios nas trilhas


Um comentário:

  1. Esse video é demais...da para aprender muita coisa prestando a atenção não só nas imagens mais também nas definições, além de ser muito criativo cotém uma simplicidade indescrítivel.MUITO BOM!!!!

    ResponderExcluir